A cidade de Manaus completa, hoje, 345 anos de existência. A quinta maior economia do país celebra seu aniversário com o desafio de enfrentar as crescentes desigualdades sociais e os desafios ambientais que ecoam na vozes da Natureza.
A cantora amazonense, Lucilene Castro, revela sua paixão por Manaus, lugar que denomina como seu ponto de regresso.
Fundada em 1669, à partir da Fortaleza do Rio Negro, Manaus ficou conhecida como a Paris dos Trópicos, devido ao luxo de sua arquitetura, no período da Borracha. Nessa época, iniciou-se a primeira expansão econômica da cidade, explica o historiador Fábio Pedrosa.
Hoje, a quinta maior economia do país é fortemente movimentada pela indústria, comércio e setor de serviços, mas enfrenta dificuldades após uma pandemia e duas estiagens severas. Outras conquistas precisam ser galgadas, destaca o presidente da Fecomércio, Aderson frota.
Outros setores também anseiam por conquistas e por olhares mais humanos, destaca a indígena Maria Alice Paulino Karapãna.
Apaixonado por essa terra, o poeta e compositor, Celdo Braga, que liderou o grupo Raízes Caboclas, revela que pretende viver na bela Manaus até o fim de sua vida.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar