O Censo 2022 está ocorrendo conforme o planejado no primeiro mês de trabalho, no Amazonas. No total, desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 29 de agosto, 372.752 domicílios já foram recenseados. Nesse período, foram contados 1 milhão, 401 mil e 667 amazonenses.
O superintendente do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, avalia que o primeiro mês do Censo Demográfico no Estado foi positivo, especialmente em razão das dificuldades próprias do Estado.
- Recenseadores do IBGE visitarão mais de um milhão de domicílios no Amazonas
- Provas do processo seletivo para o Censo Demográfico 2022 do IBGE acontecem no próximo domingo
No primeiro mês de trabalho, já foram recenseadas 152.218 pessoas que se autodeclararam indígenas, no Amazonas, o que representa 33,82% de toda a população indígena recenseada no país. Além disso, já foram contadas 259 pessoas que se autodeclararam quilombolas.
As entrevistas vão até o dia 31 de outubro. Até lá, os recenseadores seguirão fazendo visitas domiciliares. Eles estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente por meio do site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar