Lote com 35 mil doses da Pfizer foi dividido entre caminhoneiros, militares e industriários de Manaus

As 35.100 doses da vacina da Pfizer recebidas pelo governo do Amazonas, no último dia 08 de junho, foram destinadas aos trabalhadores da indústria de Manaus (19.957), caminhoneiros (2.758), forças armadas (8.017).

As informações constam na 40º nota informativa conjunta da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM), publicada no último dia 11. Os trabalhadores da indústria são o último grupo prioritário existente no Plano Nacional de Imunizações (PNI).

A nota da FVS justifica que: “alguns grupos prioritários podem ter sido superestimados, o que pode justificar a dificuldade no alcance de metas em alguns grupos prioritários”, o que faz “necessário conferir maior agilidade ao processo de vacinação evitando estoque de vacinas represadas nos municípios”.

A FVS/AM ainda não emitiu nota informativa sobre a divisão das doses recebidas nesta semana: 21.800 de CoronaVac/Butantan e 37.100 Pfizer/BioNtech. O último informe publicado foi no dia 11 deste mês, sobre a divisão das 253.250 doses da fabricante Astrazeneca/Fiocruz, recebidas em 9 de junho.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Ruan Souza / Semcom