Lixo toma conta de igarapés de Manaus e gera problemas ambientais

Os igarapés com águas limpas, ambiente propício para a vida aquática, deu lugar ao lixo e mal cheiro. Uma triste realidade que pode ser visualizada em todas as zonas da cidade Manaus. A capital já foi notícia internacional devido a poluição dos mananciais que cortam os diversos bairro durante a cheia, colocando em risco a vida humana e estrutura de pontes.

Uma das soluções encontradas, recentemente, tem sido a implantação de ecobarreiras. A Secretaria de Limpeza Urbana de Manaus (Semulsp) recolhe cerca de 500 a 700 toneladas de resíduos sólidos por mês e a meta com a instalação do serviço, nos 33 igarapés da capital, é reduzir essa quantidade em até 80%.

De acordo com a pasta, até maio, apenas com três unidades instaladas, foi possível recolher cerca de 60 toneladas de lixo, impedindo que a poluição chegasse até o rio Negro. Em junho, o serviço foi instalado no bairro Alvorada. Ações de conscientização estão acontecendo, de acordo com o prefeito, David Almeida.

Nos igarapés é possível encontrar materiais como papelão, plástico e até móveis. Inclusive, a capital conta com o serviço de Coleta Agendada para reverter este quadro. Ele é voltado ao descarte de objetos grandes, como: sofás e colchões.

A Arquidiocese de Manaus conta com o serviço da Comissão de Ecologia Integral para ajudar a reverter o quadro de poluição dos rios e igarapés. A Assembleia Sinodal norteia esta ação em prol da Casa Comum, como destaca o presidente da Comissão, frei Paulo Xavier.

A Arquidiocese de Manaus é referência em ações em prol do meio ambiente. Em grandes eventos, como Pentecostes, educadores ambientais atuam tanto na conscientização quanto na destinação correta do lixo produzido pelos fiéis, durante a festa do Espírito Santo. Na edição de 2024, 360 voluntários participaram deste gesto concreto.

 

Serviço

O serviço “Coleta Agendada” já soma mais de 58,6 mil objetos recolhidos no período de março de 2021 a abril deste ano. O agendamento da coleta de grandes objetos é realizado pelo WhatsApp ou ligação para os números (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h, durante a semana.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Valdo Leão e Dhyeizo Lemos / Semcom