Inflação: acumulado dos últimos meses bateu 9,68% e impacta autônomos e pequenos negócios

Levantamento do “Retrato dos rendimentos e horas trabalhadas durante a pandemia”, do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, indica que os trabalhadores autônomos foram os mais atingidos pela crise pandêmica.  Um problema diário enfrentado por eles é a inflação. A empreendedora Nete Gomes, sócia de um restaurante, relata a dificuldade para manter o negócio com os preços dos produtos nas alturas.

 

 

A inflação em agosto bateu 0,87% e chegou a 9,68% no acumulado em 12 meses. No segundo trimestre de 2021, o rendimento do empreendedor apresentou um aumento de 20% quando comparado ao  mesmo período do ano anterior, no auge da pandemia. Mesmo assim, o valor representa 94% do que o autônomo habitualmente ganhava antes do cenário pandêmico. Este panorama é reflexo do impacto no valor dos produtos, como explica o economista Ailson Rezende.

 

 

Para manter os negócios abertos é preciso jogo de cintura e muita organização para negociar com fornecedores, controlar gastos e reduzir repasses dos custos ao cliente. O economista Ailson Rezende tem algumas dicas.

 

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Roberto Parizotti