PMM estreita laços com Iphan/AM e igrejas católicas podem ser beneficiadas com revitalização

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas e o Instituto de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb) possuem um termo de cooperação inédito. O Implurb participou da construção colaborativa da minuta da nova normativa do órgão federal para o centro histórico da capital, que atualmente se encontra em análise em Brasília (DF).

A nova superintendente do Iphan-AM, a historiadora Beatriz Calheiro, nomeada pelo Ministério da Cultura, informou durante encontro realizado na última semana que a previsão é de que a normativa seja lançada em setembro. Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, essa integração entre os dois órgãos garante a efetividade de diversos projetos para a melhoria da área central da capital amazonense.

Um dos desdobramentos dessa integração deve resultar em reforma e recuperação da Catedral Nossa Senhora da Conceição, da Igreja São Sebastião e da Igreja dos Remédios. Construções religiosas e históricas do centro de Manaus.

Atualmente, o órgão realiza uma série de intervenções na área central da capital por conta do programa “Nosso Centro”. A iniciativa visa reabilitar a região, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento da população.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação