
Torre sineira
A Paróquia São Sebastião, em Manaus, reforça o pedido de apoio à campanha “Santa Ajuda”, que visa arrecadar fundos para a restauração da histórica Igreja de São Sebastião. Fundada em 1859, a igreja é um dos principais símbolos religiosos da cidade e, desde janeiro deste ano, está fechada ao público para realização de obras de reforma.

Durante a campanha, que teve início em agosto, o religioso Capuchinho, Frei Paulo Xavier ressaltou a importância de preservar o templo, que abriga não apenas fiéis católicos, mas pessoas de diversas crenças que encontram no local um espaço de paz e espiritualidade.
A igreja, que possui um estilo arquitetônico nico, com influências bizantinas, góticas e renascentistas, enfrenta sérios problemas estruturais, como rachaduras na torre sineira e danos no teto, que necessitam de urgentes reparos.

Segundo Frei Paulo, os andaimes presentes no local são uma solução temporária, pois servem para segurar o teto da igreja, evitando que desabe.
A “Santa Ajuda” busca arrecadar recursos, mas também estabelecer diálogos com os governos federal, estadual e municipal, a fim de obter emendas parlamentares e outras formas de apoio financeiro.

A campanha continua em andamento, e a comunidade é convidada a participar e contribuir para a recuperação de um dos mais importantes patrimônios históricos e espirituais da cidade de Manaus.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar