No mês de agosto a Igreja Católica celebra a missão vocacional de padres, religiosos, leigos consagrados e a que dá origem a todas as vocações, o chamado a família. No Brasil o mês vocacional é reconhecido desde 1981, após ser instituído na 19° Assembleia Geraldo dos Bispos do Brasil – CNBB.
A vocação é um chamado ao serviço. A vida do vocacionado torna-se testemunho de graça, de amor e presença na comunidade. São mulheres e homens convocados ao laicato, vida leiga, consagrada, religiosos e presbíteros.
Inspirados pelo tema: Vocação: graça e missão, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, os cristãos brasileiros são convidados a rezarem pelas vocações em comunhão com o terceiro ano vocacional.
O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ângelo Mezzari, pede aos fiéis que tenham compromisso em rezar pelas vocações.
Ouça a matéria em áudio:
Durante o mês serão rezadas e celebradas: a vocação presbiteral, no primeiro domingo, com o “Dia do Padre”, a vocação ao matrimônio, no segundo domingo, com o “Dia dos Pais”, a vocação à vida religiosa, no terceiro domingo, “Dia dos religiosos e religiosas”, a vocação dos leigos e leigas, com o “Dia do Catequista”.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar