Especialista dá dicas do que fazer com o 13º salário: saiba como investir nas melhores opções

Fim de ano, e tem 13º salário para cair na conta do trabalhador de carteira assinada, um adicional que aquece a economia. Mas o que fazer com o dinheiro? Uma reserva de emergência? Quitar dívidas?

Especialista dá dicas do que fazer com o 13º salário: veja como investir nas melhores opções

Iago Andrade é comerciante na zona oeste de Manaus, e já sabe o que fazer com o dinheiro extra.

”Como a maioria dos brasileiros, eu vou pagar as dívidas primeiro, aí tem uma série de custos de gastos, como matrícula escolar, material dos meus filhos e o que sobrar, fazer uma viagem rápida pra aproveitar as férias”, destacou o comerciante. 

Roberta Veras é economista, é dá algumas dicas de como utilizar esse dinheiro, para organizar a vida financeira.

”A primeira coisa você tem que analisar, é se você está endividado o que eu quero dizer com isso, é inadimplente, algo que você deixou de pagar e que tá correndo juros, por que a dívida não é problema, o problema é quando você está inadimplente, e se você tiver nessa situação, analise as dívidas que você tem e faça por juros”, disse a Roberta Veras.

Segundo a especialista, saber o que fazer com o 13º salário é importante para um bom planejamento financeiro, aproximadamente 85 milhões de brasileiros vão ser beneficiados com rendimento adicional em média, de 2 mil 672 reais, as estimativas são do departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos.

”Então se você puder guardar uma parcela desse décimo, vai te ajudar bastante para que você não comece o ano apertado. E uma coisa que também é muito importante você que está nos escutando, por favor controle o cartão de crédito, se você está com dinheiro desse décimo-terceiro, o importante é saber a administrá-lo”, destacou a economista.

O pagamento do 13º salário nos dias 30 de novembro e 20 de dezembro, tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de 249 bilhões e 800 milhões de reais, este montante representa quase 2,6% do produto interno bruto, o PIB do Brasil.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar