Ibama realiza operação para combater pesca ilegal no Amazonas

Até Março do ano que vem, as atividades de caça e pesca estão proibidas para maioria das espécies de peixes na região amazônica. E para garantir a reprodução segura das espécies, o Ibama deflagrou a Operação Banzeiro, que tem o objetivo combater crimes ambientais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, que fica no município de Beruri, no interior do Amazonas. Durante os primeiros dias de operação, os agentes do Ibama conseguiram apreender dezenas de quelônios em uma embarcação que navegava pelo Rio Purus. Os animais que são ameaçados de extinção foram apreendidos e soltos. Já o pescador foi multado em meio milhão de reais, como explica Cicero Furtado, que é agente do Ibama. Ouça o que diz o agente do Ibama:

Os quelônios são animais que não podem ser capturados da natureza. O valor da multa por cada animal chega a cinco mil reais. Além de combater a caça dessa das tartarugas e tracajás, os agentes do Ibama estão fiscalizando a pesca de espécies que estão no período de reprodução como é o caso do Pacú, Tambaqui, Pirapitinga e o surubim, por exemplo. O técnico ambiental, Walmir Nogueira, fala da importância da operação Banzeiro para preservação da biodiversidade amazônica. Ouça o que diz o agente do Ibama:

A operação Banzeiro do Ibama vai continuar fiscalizando os Rios do Amazonas até o início do ano, no final do período-defeso. Até lá, a meta é percorrer todas as unidades de conservação e reservas de desenvolvimento sustentável que existem no Estado.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet