Governo federal deixa AM e AC fora do plano de obras de infraestrutura a serem executadas até 2022

O ministro de infraestrutura Tarcísio Gomes apresentou na última terça-feira, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, os investimentos e obras previstos para quase todos os Estados. Quase todos porque o Amazonas e o Acre foram esquecidos. A apresentação foi feita apenas 20 dias depois de o ministro ter se reunido com parlamentares e governadores da região Norte do País e prometido obras, inclusive, na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).

O deputado Marcelo Ramos (PR), que estava naquela reunião do dia 5 de fevereiro, disse estar contrariado. A reportagem teve acesso à apresentação que está disponível aqui.

Marcelo Ramos afirma que a bancada amazonense vai cobrar, na Câmara dos Deputados, investimentos no Amazonas. Na apresentação entregue ao Senado, o ministro Tarcísio Gomes afirma que há restrição financeira e lembra que o atual limite de pagamentos do Ministério da Infraestrutura, de R$ 8,7 bilhões é inferior aos R$ 10,6 bilhões executados apenas pelo DNIT, em 2014.

O projeto apresentado está dividido entre investimentos em aeroportos, rodovias, ferrovias e portos. São contemplados 24 Estados mais o Distrito Federal.