Governo do Amazonas anuncia compra de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik

O governador Wilson Lima assinou, no início da noite desta segunda-feira (22/03), o contrato para compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V para o estado do Amazonas. A previsão é que os imunizantes, desenvolvidos na Rússia, cheguem entre os meses de abril e julho. A aquisição das doses ocorre por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Em conjunto com Wilson Lima, os governadores dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – que compõem o Consórcio de Governadores – efetuaram tratativas para a compra dos imunizantes contra a Covid-19.

No total, o consórcio de estados fará a aquisição de 10 milhões de doses de forma alinhada com o Ministério da Saúde (MS), pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Vacinas podem ir para o PNI

Segundo o governador Wilson Lima, há um compromisso do Ministério da Saúde em pagar por essas doses. Caso isso ocorra, o Ministério da Saúde irá repassar as doses para o Programa Nacional de Imunização (PNI) e, consequentemente, as vacinas serão distribuídas igualitariamente em todos os estados.

Se o MS não pagar pela compra dos imunizantes, o Estado honrará com o compromisso de adquirir as vacinas, por R$ 76 milhões, e as doses virão para o Amazonas.

Dessa forma, as doses serão empregadas na vacinação da população do Amazonas, de acordo com as orientações do PNI, que estabelece a imunização por grupos prioritários.

A aquisição das vacinas depende da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mais doses

O governador já recebeu 1.034.620 doses de vacinas contra a covid-19 em nove remessas. A última remessa recebida desembarcou no Amazonas no sábado (20/03), com 221.800 mil doses de imunizantes.

Com essa nova entrega, será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos e iniciar a imunização de pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades.

Vacinas aplicadas

Nesta segunda-feira (22/03), o Amazonas atingiu a marca de 518.531 doses de vacinas contra a covid-19 já aplicadas. São 401.777 da primeira dose e 116.754 da segunda. Segundo o Consórcio de Veículos de imprensa, o Amazonas é o estado que mais vacinas aplicou em comparação com outras unidades da federação.

Com informações da Assessoria

Fotos:  Diego Peres/Secom