FVS adere a termo de cooperação para ampliar ações de vigilância em saúde no AM

A parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) foi firmada nesta semana. O intuito é gerar um intercâmbio de conhecimentos, pesquisas e tecnologias, visando o aprimoramento das ações, além de inovação e avanço científico em Saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acredita que o acordo de cooperação entre as duas instituições permitirá ampliar as ações de vigilância em saúde no Amazonas, como as de enfrentamento à doença de Haff, por consumo de peixe.

Já o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, destaca que a cooperação é considerada uma ferramenta de desenvolvimento, bem como ampliação de recursos e integração de competências.

De acordo com a FVS-RCP, em 2022, 103 casos da doença de Haff foram confirmados no Amazonas. Dez municípios, entre eles a capital, apresentaram registros. Conhecida popularmente como doença da urina preta, ela desencadeia um quadro de rabdomiólise após o consumo de peixes infectados. Os sintomas mais frequentes são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arthur Castro/FVS-RCP / Anne Karoline Alves/FVS-RCP