Um funcionário da Caixa Econômica Federal foi preso em flagrante pela Polícia Federal nessa quinta-feira (30), em Manaus (AM). O empregado vai responder pela prática de fraude relacionada ao Auxílio Emergencial, benefício do Governo Federal durante o período de Pandemia pela Covid-19.
Os policiais foram alertados pelo setor de tecnologia do banco e se dirigiram até a agência indicada na capital e efetuaram a prisão no momento que o funcionário praticava o crime. A agência e o bairro não foram informados.
Segundo a PF, a fraude consistia na alteração de dados cadastrais dos reais beneficiários para que outras pessoas pudessem receber indevidamente os valores do auxílio. O funcionário da Caixa tinha informações sobre os beneficiários que deveriam ter seus dados, como telefone e e-mail, modificados no sistema informatizado, o que permitia o acesso aos valores por parte dos fraudadores.
A Caixa informou que atua conjuntamente com a Polícia Federal nas investigações e operações que combatem a fraude no auxílio emergencial e que essa atuação conjunta contribui para operações exitosas, como a realizada em Manaus (AM). A Caixa esclarece ainda que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
Da redação da Rádio Rio Mar