Fiscalização identifica uso irregular de vagas do Zona Azul no Vieiralves

Nesta semana, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) voltou a identificar o uso irregular de diversas vagas do Zona Azul na área do Vieiralves, zona Centro-Sul. Uma das irregularidades constatadas foi o estacionamento de motociclistas nas vagas destinadas a veículos. O problema tem sido recorrente em dois trechos da rua Rio Ituxi.

Para as motos, são destinados bolsões exclusivos com capacidade para receber de cinco a 30 motos. Nesses espaços, as motos estão isentas de pagamento para o estacionamento rotativo, no entanto, os motociclistas estão desrespeitando e cometendo uma infração grave, com multa de R$ 195,23, podendo haver também o recolhimento da moto.

Outro problema identificado foi na rua Rio Içá, onde um veículo utilitário sem permissão legal estava estacionado em vaga exclusiva de cadeirante. Além das irregularidades causadas por motoristas, a equipe constatou a marcação de vagas do serviço em frente às áreas de estacionamentos de estabelecimentos comerciais.

Segundo o diretor de Mobilidade Urbana e Transporte da Ageman, Charles Cândido, o relatório com o registro das irregularidades foi encaminhado ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e também para a empresa Consórcio Amazônia, Tecnologia de Trânsito da Amazônia SPE – Ltda., detentora da outorga do serviço Zona Azul, para que as providências necessárias sejam tomadas.

Atualmente, o serviço possui 3.863 vagas distribuídas no centro de Manaus e Vieiralves. Uma hora de utilização do serviço custa R$ 3,50 e o motorista pode permanecer na mesma vaga por até três horas. Os créditos podem ser adquiridos por meio do aplicativo ZA Manaus, pelo site www.zamanaus.com.br ou ainda com os monitores.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Ageman