Especialista fala dos impactos causados pelos relacionamentos digitais

digitais

Profissional explica como manter vínculos saudáveis no mundo on-line (Foto: Agência Brasil)

Não há dúvidas de que a Era Digital trouxe muitos avanços para a humanidade, nas áreas tecnológica, social, profissional e pessoal. O contato instantâneo facilita a vida das pessoas, que podem desenvolver diversas atividades a qualquer hora e de onde estiveram. Essas mudanças também causaram impactos significativos no comportamento do Ser Humano, que vão desde hábitos de consumo a novas formas de se relacionar.

O modo como as pessoas se relacionam se adaptou ao mundo digital diminuindo o convívio e aumentando a conectividade. Essa tendência, crescente, fez com que a procura por aplicativos de relacionamentos aumentasse, fato que se intensificou durante o período de restrições da pandemia de Covid-19. De acordo com uma empresa norte americana, que avalia atitudes e tendências, os relacionamentos on-line cresceram 215%.

A psicoterapeuta especialista em relacionamentos, Pâmi Garcia, explica que os conflitos tem se intensificado.

Com as relações passageiras e falta de vínculos aprofundados, os impactos emocionais e psicológicos vem se tornando cada vez mais comuns, principalmente nos jovens. Os altos índices de ansiedade, depressão, estresse e intolerância são os reflexos dessa realidade.

A especialista revela alguns paradigmas impostos pela sociedade contemporânea que tem fomentado esse desgaste emocional.

A execução de uma rotina saudável, com atividades que proporcionem benefícios; o desapego ao super controle de canais de comunicação e a empatia, são algumas atitudes que podem proporcionar experiências saudáveis.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar