Desafio em redes sociais estimulam o uso indevido de Roacutan

Uma das doenças mais comuns na população brasileira é a acne, que está relacionada a fatores genéticos, hormônios e alimentação, podendo aparecer em qualquer idade. O tratamento precoce ajuda a evitar cicatrizes, sempre com o acompanhamento de um dermatologista.

Os tratamentos disponíveis para a acne incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína. Um medicamento a base desta substância é o Roacutan, bastante utilizado. A SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que ele está sendo aplicado com o suposto intuito de afinar o nariz e que essa medida pode gerar diversos prejuízos à saúde. A isotretinoína vem ganhando mais visibilidade devido desafios nas redes sociais, o que é um risco, de acordo com o dermatologista Moyses Lemos, Coordenador Médico da Mídia Eletrônica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Apenas no caso de uma doença chamada rinofima pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações. A utilização do remédio sem acompanhamento de um profissional da área da saúde pode expor a pessoa a diversos problemas de saúde, inclusive consequências danosas ao fígado e em mulheres grávidas.

O produto só pode ser comprado em farmácias com a apresentação de receituário especial feito por um médico vinculado a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik