Na intenção de oração para o mês de abril, o Papa Francisco pede pelo papel das mulheres, para que sejam respeitadas e valorizadas por tudo aquilo que exercem na igreja e sociedade. A intenção foi publicada pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Na mensagem, o pontífice lembra das mulheres que tem os seus direitos negados. Especialmente em alguns países em que elas não têm acesso a escola, não podem montar o seu próprio negócio, são obrigadas a vestir-se de uma determinada maneira, além de mutilações genitais, ainda hoje existentes.
“Nas palavras, todos estamos de acordo que o homem e a mulher têm a mesma dignidade enquanto pessoas. Mas na prática, isso não acontece. É necessário que os governos se comprometam a eliminar leis discriminatórias nos diversos ambientes e a trabalhar para que os direitos humanos das mulheres sejam garantidos.”
As mulheres já tem conquistado o seu espaço nos estudos e no mercado de trabalho, mas ainda não é o suficiente. No mercado de trabalho: menos de uma, de cada duas mulheres no mundo, trabalha, e as mulheres ganham 23% menos que os homens.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), estima-se que para 2030, 8% das mulheres e meninas viverão em extrema pobreza, enquanto 25% das mulheres não terão comida suficiente.
“Respeitemos as mulheres. Respeitemo-las em sua dignidade, em seus direitos fundamentais. E se não o fizermos, nossa sociedade não avançará. Rezemos para que a dignidade e a riqueza das mulheres sejam reconhecidas em todas as culturas, e para que cesse a discriminação que sofrem em diversas partes do mundo.”
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar