Em intenção de oração Papa Francisco pede por uma cultura da não violência

Em intenção de oração Papa Francisco pede por uma cultura da não violência

Em intenção de oração Papa Francisco pede por uma cultura da não violência

O Papa Francisco em sua intenção de oração para o mês de abril, pede por uma cultura da não violência e a diminuição do armamento por parte da população e do estado. A intenção foi publicada em formato de vídeo pela Rede Mundial de Oração do Pontífice e traz imagens da destruição causada pela guerra em vários países.

Na mensagem, Francisco faz memória da Encíclica Pacem in Terris (A Paz na Terra), escrita há 60 anos por São João XXIII, em que o antigo Papa afirma que a “Guerra é uma loucura”. O vídeo apresenta imagens de personalidades que pregavam a Paz no passado, como: São João XXIII, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Santa Teresa de Calcutá.

“Viver, falar e agir sem violência não é render-se, não é perder nem renunciar a nada. É aspirar a tudo.”

 

Segundo dados publicados por um artigo da Anistia Internacional publicado entre 2012 e 2016, as estatísticas do uso de armas nesse período apontam para a morte de 500 pessoas por dia e em médias mais de 2 mil pessoas ficam feridas. Cerca de 44% de homicídios no mundo são cometidos por armas de fogo.

Ouça a matéria em áudio:

 

Papa Francisco convida os cristãos a construir a paz por meio das atitudes, repensar seu modo de vida.

“Façamos da não violência, tanto na vida quotidiana como nas relações internacionais, um guia para o nosso agir. E rezemos por uma maior difusão da cultura da não violência, que implica a diminuição do uso de armas, tanto por parte dos Estados como dos cidadãos.”

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Leia também: 

Papa Francisco recebe alta médica e visita a Basílica de Santa Maria Maior

Quaresma: Papa Francisco convida a fazer jejum da “ditadura”