Em sua mais recente intenção de oração, o Papa Francisco fez um apelo fervoroso à comunidade em prol dos migrantes. O vídeo publicado pelo Vaticano, destaca a urgência de acolher e proteger aqueles que são forçados a deixar suas terras em busca de segurança e melhores condições de vida.
Na mensagem, Francisco denuncia a acolhida e abordagem por parte de algumas pessoas, que veem os migrantes com alarme e medo. O Papa afirma que tal atitude constrói muros no coração.
“Nós cristãos não podemos partilhar esta mentalidade. Quem acolhe a um migrante, acolhe a Cristo.”
Entre os principais desafios enfrentados pelos migrantes está a violência, fome, exploração e a discriminação, ao longo de suas jornadas. Para o Papa, é dever de todos, especialmente dos cristãos, mostrar solidariedade e fornecer assistência prática e espiritual a esses indivíduos vulneráveis.
“Rezemos para que os migrantes que fogem das guerras ou da fome, obrigados a viagens repletas de perigos e violência, encontrem aceitação e novas oportunidades de vida.”
As palavras do Papa Francisco ressoam em um momento em que a crise migratória se intensifica em várias partes do mundo, com milhões de pessoas fugindo de conflitos, perseguições, desastres naturais e condições econômicas adversas. Seu apelo busca não apenas mobilizar ações concretas, mas também inspirar uma mudança de atitude em relação aos migrantes, promovendo uma cultura de encontro e fraternidade.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar