Desempregados são vítimas do golpe da renda extra no Amazonas

A estratégia do golpista é simples: uma proposta de trabalho enviada por aplicativos de mensagens. Os criminosos oferecem uma jornada de trabalho de poucas horas, uma boa renda garantida por produtividade e sem sair de casa. A mensagem diz que é preciso apenas curtir e fazer avaliações positivas de produtos e lojas nas redes sociais. É o emprego dos sonhos para muita gente. Seria mesmo, se tudo isso não passasse de um golpe. Desempregada e com filho pequeno, a Elizangela Rodrigues acreditou nas promessas e aceitou o que achava ser um bom emprego.

A dona de casa diz que depois disso, a coisa mudou. Para oferecer tarefas que renderiam mais, os golpistas exigiram investimentos maiores. Segundo ela, foi nessa hora que os criminosos tiram vantagem e ela percebeu que tinha sido uma vítima dos golpistas.

De acordo com a Polícia, esse novo golpe é chamado de golpe da renda extra ou golpe da tarefa online, que tem sido aplicado em todo Brasil. No Amazonas, as autoridades de segurança já monitoram a atuação dos golpistas, que tem como as principais vítimas, os idosos e as pessoas desempregadas, que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Segundo o Delegado Luiz Alberto Guerra orienta como evitar cair no golpe.

E mesmo quem já foi vítima da fraude, pode tentar reaver o dinheiro perdido. Segundo a polícia, a vítima precisa entrar em contato, imediatamente, com a agencia bancária para pedir o bloqueio do valor.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet