Descarte ilegal de resíduos de material de serviços em saúde é investigado na zona Oeste

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) está apurando o descarte ilegal de algodão, embalagens de medicamentos e seringas, em uma lixeira em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) O-46, localizada na rua Raimundo Maia, Parque São Pedro, Tarumã, zona Oeste da cidade.

Os materiais foram descartados na lixeira, que é de tipo comum, não sendo adequada para o armazenamento de resíduos de serviços de saúde, durante o fim de semana, quando a equipe da unidade estava de folga. O Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), responsável pela UBS, registrou um Boletim de Ocorrência.

No local, foram encontradas várias caixas de papelão, contendo itens como algodão, embalagens de medicamentos e até seringas, armazenados sem qualquer proteção, expostos ao alcance da população.

De acordo com o fiscal de saúde Silvio Chaves, da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) da Visa Manaus, as caixas apresentavam endereços de empresas particulares da área farmacêutico-hospitalar da cidade.

“Nós iremos relatar a situação para o setor de Vigilância de Medicamentos da Visa, a fim de que se inspecionem os endereços identificados nas caixas e se apurem responsabilidades sobre essa ação, a qual se configura como uma infração sanitária gravemente prejudicial aos moradores do entorno da unidade, sobretudo pela possibilidade de exposição a material biológico, que representa risco potencial de acidentes”, explica.

Denúncias

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Leia também:

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa