O deputado federal Zé Ricardo apresentou hoje requerimento à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pedindo regime de urgência no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) no 80, de 19/2/2021, de sua autoria, que susta a Resolução N.159, do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, publicada no último 17 de fevereiro.
A medida do Governo Federal quer reduzir, gradativamente, de 35% para 20%, o Imposto de Importação de bicicletas no país, prejudicando as empresas no Brasil e inviabilizando, principalmente, as fábricas do setor instaladas no Polo Industrial de Manaus.
Segundo o parlamentar, é preciso agilizar a tramitação e votação desse PDL, para evitar consequências catastróficas para a industrial nacional de bicicletas, como às localizadas em Manaus. Ele também assinou outros dois Projetos de Decreto Legislativo com o mesmo teor, mas junto à bancada do Amazonas, e protocolizados na semana passada.
O Brasil é o quarto produtor de bicicleta no mundo, com aproximadamente 3,8 milhões de unidades ao ano e responsável por mais de 8,7 mil empregos diretos e 14 mil indiretos. No caso do Polo Industrial de Manaus, as folhas de pagamento chegam a cerca de R$ 65 milhões em benefícios dos trabalhadores, com volume de investimentos totais, cadeia produtiva e infraestrutura fabril, acima de R$ 290 milhões nos últimos sete anos.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Assessoria José Ricardo