Vereador de Tabatinga baleado em Manaus diz que atentado é por retaliação política

O vereador de Tabatinga, Olímpio Guedes Olavo Junior (PSD), foi baleado na tarde da última terça-feira (07) nas proximidades do estádio Carlos Zamith, na Alameda Cosme Ferreira, em Manaus. Conforme o boletim de ocorrência, dois criminosos chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram cerca de seis disparos contra o parlamentar.

Ele foi atingido por dois disparos no braço, foi socorrido para o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto e liberado em seguida.
Segundo o vereador, que também é advogado criminal, o atentado teria motivação política, já que, segundo ele, tem feito oposição ao poder público municipal.

“Desde 2018, a gente vem em uma linha de frente de oposição à administração atual, que vem de reeleição. Eu fui eleito em 2020 e a gente continuou o trabalho. Eu e demais vereadores fizemos denúncias contra o genro do prefeito, que é o atual presidente da Câmara. Eu não tenho problema pessoal com ninguém”

Prefeito afastado

O prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy (MDB), foi afastado por 90 dias após uma operação da Polícia Federal, em julho. São investigados crimes como fraude a licitação, desvio de recursos públicos, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na cidade.
Em março do ano passado, o prefeito já havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal, por desvio de mais de R$ 19 milhões em verbas federais destinadas a programas de educação.

O vereador Olímpio Júnior foi autor da CPI da Educação da Câmara, que investiga desvios do Fundeb.
Conforme as informações da Polícia Militar, o vereador informou que já teria sido ameaçado antes. O parlamentar disse que recebeu mensagens suspeitas no mês passado.

“Em meados do dia 15 de agosto, me mandaram mensagem, informando para eu ter muito cuidado porque a gente estava mexendo com pessoas que realmente eram perigosas. Eu informei a promotora de justiça no dia 17 e nunca imaginei na minha vida que isso pudesse acontecer de verdade, ainda mais em Manaus”

O vereador estava em Manaus para entregar uma premiação a um time de futebol de Tabatinga patrocinado por ele, que disputou campeonato em Manaus. Apesar de a Polícia Militar informar que o parlamentar usava colete balístico no momento do crime, Olímpio Júnior contou que se tratava de uma cinta para hérnia umbilical.

“A gente tem que tomar mais um pouco mais de precaução, reforçar a segurança e continuar lutando pela população de Tabatinga para quebrar esse sistema perigoso, doido pelo poder. As pessoas são capazes de tudo pelo poder”

O vereador compareceu à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros e à Polícia Federal.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar