Desde o mês passado, a companhia aérea Gol vem retomando rotas regionais no Norte do País. No entanto, entre abril e maio, a frequência de voos diminuiu.
O trecho Manaus-Santarém, por exemplo, tinha três voos semanais, em abril, e passou a ter apenas dois em maio. O mesmo aconteceu com a rota Manaus-Porto Velho. No mês passado foram seis saídas semanais e, agora, caíram para apenas quatro. A rota Manaus-Belém tinha cinco voos e agora são quatro. Apenas os três voos semanais entre Manaus e Rio Branco foram mantidos inalterados.
Um dos voos inter-regionais mais realizados por amazonenses também foi reduzido: o Manaus-Fortaleza. Assim como Manaus-Porto Velho, a rota tinha seis pousos e decolagens semanais e, agora, tem quatro.
Por outro lado, a companhia retomou as rotas Manaus-Miami e Manaus-Orlando, ambos os destinos nos Estados Unidos. No entanto, o voo não é direto, pois faz parada em Brasília.
Brasília, aliás, é o campeão de operações da empresa Gol. Ao todo, são 14 decolagens e 14 pousos semanais com a interligação à capital federal.
A Latam faz, pelo menos, outras 14 decolagens semanais de Manaus rumo à Brasília e 14 partidas da capital federal com destino ao Amazonas. A companhia, inclusive, hoje só tem voos diretos entre Manaus e Brasília e Manaus e São Paulo.
Apenas um voo teve aumento de frequência tendo como origem ou destino Manaus: o trecho para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Em abril foram quatro pousos e quatro decolagens semanais. Agora são cinco.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Gol