Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral 2020 é lançado na Rádio Rio Mar

O programa ‘Em Diálogo’ desta segunda-feira, 30/03, teve o lançamento dos trabalhos do Comitê de Combate a Corrupção e ao Caixa Dois visando as eleições municipais 2020. Foram tratados assuntos como: a participação efetiva das mulheres na política, não apenas para completar cotas e serem usadas como candidaturas laranja; possibilidade de adiamento das eleições; e fiscalização do uso da máquina pública para favorecimento eleitoral em meio ao estado de calamidade pública.

Advogada e membro da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AMAZONAS, Elcilene Rocha cita algumas das atribuições do comitê e como a população pode denunciar irregularidades.

Em meio a pandemia de coronavírus, os convidados participaram por telefone, para evitar contato. E relacionado a esse tema, o vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj para região Norte (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), Wilson Reis, disse que as eleições deste ano não devem ser adiadas por causa da doença.

Segundo Wilson Reis, em meio ao decreto de calamidade pública em todo o País, que significa dizer que o poder público pode gastar quanto quiser, sem licitação, o papel dos partidos, do parlamento, e da população é importante na fiscalização.

Quanto ao processo eleitoral municipal 2020, Elcilene Rocha disse que o Comitê de Combate à corrupção e Caixa Dois já recebeu 10 denúncias, neste ano.

As eleições municipais 2020 estão marcadas para o dia 4 de outubro. Em Manaus, além do prefeito, vão ser eleitos 41 vereadores.

Histórico

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas eleições foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com o objetivo de propor uma reforma política inclusiva com mais participação da mulher na vida política, com mais negros e índios nos parlamentos e nos governos; fazer campanha de conscientização da importância do voto para melhorar a qualidade da democracia e dos políticos brasileiros; fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral.

Entidades do Comitê

O Comitê é coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM, Conselho Regional de Administração; Conselho Regional de Economia – Corecon, Sindicatos dos jornalistas do Amazonas, Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, Sindicato dos Fazendários do Amazonas.

 

Bruno Elander -Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo/Divulgação