Sendo o município com a segunda maior área em extensão territorial do Brasil e o maior do Amazonas –Barcelos (distante 401 quilômetros de Manaus) está sendo beneficiado, desde o ano de 2020, com o projeto “Amigos da Comunidade”, por meio do qual o cartório da comarca local, leva dignidade aos munícipes, providenciando o registro-civil de moradores de comunidades ribeirinhas e promovendo outras ações sociais.
Conforme a delegatária responsável pelo Cartório Extrajudicial da Comarca de Barcelos, Geiza Elem Souza de Matos, minimizar a ausência de acesso a direitos básicos é o objetivo principal do projeto.
Segundo a responsável pelo cartório, além dos servidores da serventia extrajudicial, mais de 40 voluntários participam das ações do projeto, pelo qual, ações itinerantes são realizadas em prol de comunidades distantes da sede municipal.
A responsável pelo cartório citou que as maiores demandas recebidas são relativas a registro tardio, retificação administrativa, emissão de segunda via de certidão de nascimento, reconhecimento voluntário de paternidade e reconhecimento socioafetivo, ações estas que o cartório vem executando, sobretudo com o projeto “Amigos da Comunidade”.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar