Abertura do Maio Amarelo, com foco na prevenção de acidentes com motos, é realizada no AM

A abertura simbólica do Movimento Maio Amarelo ocorreu nessa quarta-feira, em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Neste ano, o tema da iniciativa será “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. No Amazonas, o apelo principal será para a prevenção de acidentes com motocicletas, responsáveis pelo maior número de atendimentos na rede de urgência e emergência de saúde do Estado.

As ações do Movimento Maio Amarelo serão intersetoriais. Por conta dos impactos dos acidentes no segmento da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde participa do movimento, por meio do Programa Vida no Trânsito e de outras ações, como a iluminação na cor amarela da fachada de três prontos-socorros, 28 de Agosto, João Lúcio Machado e Platão Araújo, e da sede da pasta.

Acidentes

Os acidentes de moto são os principais causadores de mortes no trânsito. Até março, das 55 vítimas fatais nas ruas de Manaus, 24 conduziam uma motocicleta. No mesmo período do ano passado, foram 19 mortes. Um aumento de 26% em vítimas fatais, sem contar nas lesionadas, que vão parar na rede estadual de saúde.

Números

Os atendimentos relacionados a acidentes de trânsito aumentaram 14% entre janeiro e abril de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi impulsionado por acidentes envolvendo motocicletas, que cresceram 30%.

Nos quatro primeiros meses de 2020, foram realizados 3.782 atendimentos de vítimas de acidente de trânsito nos Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto, João Lúcio Machado e Platão Araújo. Em 2021, no mesmo período, as três unidades contabilizaram 4.349 atendimentos, uma média de 36 pessoas hospitalizadas por traumas e lesões de trânsito todos os dias.

Os atendimentos causados por acidente de moto saltaram de 2.385 para 3.113 nos três HPS, no comparativo entre os períodos de janeiro a abril de 2020 e 2021.

Fonte: Detran-AM

Imagens: Divulgação/Detran-AM