A vacinação de crianças sem comorbidades ou doenças preexistentes iniciou nesta segunda-feira (24), em Manaus, no público de 11 anos de idade.
Além disso, crianças indígenas, quilombolas e as que vivem em abrigos de longa permanência também começaram a ser vacinadas. Segundo a secretária municipal de saúde, Shadia Fraxe, a ampliação da vacina traz uma maior segurança ao público infantil.
“Nós abrimos a vacinação, que vai ser de forma escalonada. Nosso objetivo é protejer o maior número de crianças que for possível. E nós precisamos conscientizar cada vez mais a população de que a vacina é a arma mais segura contra a pandemia”, disse.
Mãe de Allan Gabriel, de 11 anos anos de idade, e de uma menina, de 9 anos, a Ticiana Andrade comemorou o fato de poder vacinar o primeiro filho, e já aguarda ansiosa para vacinar a filha mais nova.
“O momento é de muita felicidade. As vacinas salvam. Para a felicidade ficar completa agora é só esperar a chegada da vacina para a menorzinha, que tem 9a nos de idade. E aí estaremos 100% seguros”, comentou.
- Amazonas completa 1 ano desde o início da vacinação contra covid-19
- Manaus inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças nesta segunda-feira
O pequeno Allan Gabriel aprendeu direitinho a lição, e apesar da pouca idade, quando o assunto é vacina, ele já dá conselhos de gente grande
“Não dói, foi rápido e maravilhoso saber que agora eu tô protegido contra a covid-19. Quando você se vacina, você também protege os outros dessa doença. Então por favor, venham todos se vacinar”, contou.
Além do novo público, também recebem o imunizante as crianças de 5 a 11 anos, que ´possuem algum tipo de deficiência permanente ou comorbidade.
Ao todo, Manaus possui quatro postos exclusivos de vacinação infantil. São eles:
- Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Zona Oeste) – 9h-16h
- Cidade da Criança (Zona Centro-Sul) – 9h-16h
- Clube do Trabalhador Sesi (Zona Leste) – 9h-16h
- Shopping Via Norte (Zona Norte) – 10h-16h