Com mais de 1,6 mil casos, FVS confirma surto de Febre Oropouche no Amazonas

Com mais de 1,6 mil casos, FVS confirma surto de Febre Oropouche no AM.

A doença é transmitida principalmente por um mosquito conhecido popularmente como maruim ou meruim, que é 20 vezes menor que o aedes aegypti. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto, explica que o surto de Febre de Oropouche, foi confirmado com base nas orientações fornecidas pelo ‘Guia para Investigações de Surtos ou Epidemias’ do Ministério da Saúde, como explica Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS.

Até o momento, o Amazonas conta com 1.674 casos confirmados para Febre Oropouche. Os dados constam no Informe Epidemiológico das Arboviroses, que se refere ao período de 1° de janeiro a 29 de fevereiro deste ano. A doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, como dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

As medidas de prevenção contra a Febre Oropouche envolvem evitar a picada do mosquito infectado. Ao adentrar em locais de mata e beira de rios, a população deve fazer uso de repelentes e roupas compridas, além de usar cortina e mosquiteiros em áreas rural e silvestre.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar