Mais cinco pacientes que haviam sido transferidos para outros estados para continuar o tratamento de Covid-19 retornaram a Manaus na madrugada desta quarta-feira, recuperados da doença. Vindos de São Luís, Natal e Recife, eles chegaram por volta de 1h ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Entre os recuperados está Damiana Costa, de 44 anos, que recebeu tratamento em Recife. Ela conta que estava internada no SPA da Zona Sul, e a transferência para outro estado, segundo ela, foi uma escolha divina.
“Nós temos que agradecer primeiro a Deus por essa oportunidade de viver. Nós fomos escolhidos por ele para estar aqui. Em Recife nós tivemos uma boa acolhida e recebemos um tratamento de primeira, por isso tivemos uma excelente recuperação”.
A professora Maria Ivonete Souza Ramos, 58, também venceu a Covid-19 e foi recebida pelo abraço caloroso da filha. Dona Maria foi transferida de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus, para Natal e está muito feliz com a recuperação.
“Fomos atendidos no hospital de campanha e tivemos um tratamento digno. Só tenho a agradecer a Deus por estar voltando para a minha terra recuperada, pois essa doença não foi fácil. Estou feliz por essa vitória”, contou.
A transferência de pacientes do Amazonas faz parte de uma força-tarefa para melhorar o atendimento na rede estadual de saúde, inclusive em Manaus. Atualmente, 456 pacientes com Covid-19 já foram transferidos para tratamento em outro estado.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Secom