O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da Febre Amarela, que comprova a vacinação contra a doença, passou a ser emitido pelo ConecteSUS.
No Amazonas, o certificado era emitido pelo Centro de Orientação ao Viajante (COV), na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A mudança de regras para emissão do documento está disponível no sistema de emissão do CIVP. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os registros de vacinação de febre amarela, realizados nos postos de vacinação, são gerados automaticamente com o certificado no ConecteSUS.
A equipe da FVS-RCP que emitia os documentos em parceria com a Anvisa, está orientando o público que busque o certificado no local até dia 30 de julho.
A orientação é que a vacina contra febre amarela seja tomada, de preferência, com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem para regiões de matas e estados ou países com a circulação de vírus. Alguns destinos internacionais exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da febre amarela.
Em 2022, os países mais procurados pelos viajantes partindo de Manaus foram Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Japão, República Dominicana, Caribe, Maldivas.
Com informações da FVS-RCP
Fotos: Lucas Macedo/FVS-RCP