Comissão Pastoral da Terra apresenta número recorde de conflitos no campo em 2023

 

Comissão Pastoral da Terra apresenta número recorde de conflitos no campo em 2023

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou o Caderno Conflitos do Campo Brasil 2023. O evento ocorreu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília, DF, e contou com a presença do administrador da prelazia de Itacoatiara (AM) e presidente da CPT, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira.

O relatório da CPT revelou que a maioria dos 2.203 conflitos registrados em 2023 no campo brasileiro está relacionado à disputa por terra, afetando cerca de 187.307 famílias.

A violência contra os povos do campo, das águas e das florestas intensificou, com destaque para violações como invasões, despejos e ameaças, ressaltou o presidente da CPT, Dom José Ionilton.

Os principais agentes causadores de violência foram os fazendeiros, seguidos por empresários e os governos federal e estaduais. Os povos indígenas foram os mais afetados, seguidos por posseiros e sem-terra. Houve um aumento de ocupações e retomadas de terra, entre outros.

Esses dados refletem um cenário preocupante de violência e injustiça no campo brasileiro, exigindo uma resposta urgente por parte das autoridades e da sociedade civil para garantir os direitos e a dignidade das comunidades rurais.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: CNBB