Há dois dias, o cansaço e a coriza ficaram mais intensos no corpo do Guilherme Costa, o estudante testou positivo para covid-19, o diagnóstico veio após o pai e o irmão terem apresentado os mesmos sintomas gripais.
- Vacina contra a Covid-19 está disponível a partir desta quarta em 83 pontos na capital
- Pesquisa Analisa principais sequelas da Covid 19 em idosos no Amazonas
Na unidade de saúde da família do bairro Glória, na zona sul de Manaus, o número de confirmações subiu de 2 na média diária para 35, uma alta de 160%, desde a segunda semana de outubro, como explica a diretora da USF, Rocicley Bicharra.
O estado vive uma nova alta número de síndromes gripais, e retornou para fase amarela da pandemia, considerada de baixo risco. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS, de 12 a 18 de outubro, 348 casos da doença foram confirmados, boa parte deles em Manaus, 311 – e 37 no interior. São 190% de aumento nos registros em apenas uma semana, apesar da mudança no cenário epidemiológico, apenas uma morte foi registrada, a cobertura vacinal contra a doença pode ser um dos motivos para alta, segunda o infectologista, Nelson Barbosa.
Pro momento, as orientações já são conhecidas: usar máscaras, usar álcool em gel 70% e claro, e manter o cartão de vacina atualizado.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar