Pesquisa Analisa principais sequelas da Covid 19 em idosos no Amazonas

Laboratório do Centro de Pesquisa da Funati (Foto Divulgação)

Laboratório do Centro de Pesquisa da Funati (Foto Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – Funati, analisa se idosos portadores de comorbidades desenvolveram sequelas após contato com a Covid-19. O estudo está sendo realizado no Centro de Pesquisa da Funati em parceria com a Fapeam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Pesquisadora Verônica Farina e o gestor da Funati Dr. Euler Ribeiro (Foto Divulgação)

Pesquisadora Verônica Farina e o gestor da Funati Dr. Euler Ribeiro (Foto Divulgação)

O objetivo é identificar formas de tratamento para as sequelas e criar mecanismos para que o Sistema Público de Saúde possa atender as novas demandas. O projeto é desenvolvido pela doutora em farmacologia e gerontologia, Verônica Farina, que está escrevendo tese de pós-doutorado nesse estudo. Ela fala das sequelas identificadas.

Os estudos iniciaram em 2021 no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – Caimi, Ada Rodrigues Viana, localizado no bairro Compensa. No local, mais de 300 idosos passaram por triagem e exames laboratoriais, buscando identificar sequelas após a infecção com o vírus.

A pesquisadora ressalta algumas alterações diagnosticadas nos entrevistados.

A expectativa é que até o fim do ano, 100% da pesquisa seja concluída e seus resultados sejam divulgados no início de 2023.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar