Áreas de risco da zona norte de Manaus serão as primeiras a receber obras de revitalização

O bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona norte da capital, vai ser o primeiro a receber obras de revitalização em leito de igarapé e serviços urbanos necessários para cessar alagamentos, além da retirada de famílias, segundo a prefeitura de Manaus. As intervenções no local, além de outras em toda a cidade, dependem da liberação de R$ 200 milhões de dólares (mais de R$ 650 milhões) pelo Banco Mundial.

Há um mês, uma comitiva da prefeitura de Manaus esteve em Bangcoc, na Tailândia, para discutir ações do programa de Cidades Resilientes da instituição financeira e entregou uma carta proposta com esse valor. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto disse que além do empréstimo internacional, é preciso repasse do governo federal para executar as intervenções.

A intervenção planejada pela prefeitura para convencer o banco a liberar o dinheiro é projeto é “Navega Mindu”.  Inspirada no sistema de transporte de Bangcoc, a proposta inclui a requalificação do maior igarapé em extensão da cidade e uso do transporte aquaviário integrado ao sistema de transporte convencional de Manaus.

Não há previsão para aprovação da proposta ou liberação do dinheiro pelo Banco Mundial. Por isso,  a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informa que ainda não existe estudo técnico e projeto executivo das obras, os quais vão ser feitos após a o depósito dos recursos.

No caso do “Navega Mindu”, o estudo de viabilidade técnica e operacional vai ser a fundo perdido para a Prefeitura de Manaus. Esta etapa consiste em levantar custos, logísticas e estrutura necessária para elaborar e propor a execução do projeto.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Mário Oliveira/Semcom