Após modificações no edital, TCE autoriza continuação de concurso da SSP-AM

Após a organização do certame atender às mudanças necessárias, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) autorizou a realização das próximas fases do concurso público da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta quinta-feira (26).

Anteriormente suspenso por incluir exigência de exames psicotécnicos e psicológicos sem fundamento legal, o edital prevê o preenchimento de 150 vagas para os cargos de técnico de nível superior e Assistente Operacional.

A SSP e a Fundação Getúlio Vargas, organizadora do certame, providenciaram a exclusão da exigência dos exames. Por terem atendido, em tempo hábil, a medida cautelar anterior foi cassada, liberando a continuidade do certame.

A Secretaria de Segurança Pública informou que com a cassação da medida cautelar que suspendia o concurso, o cronograma classificatório do certame foi retomado.

Aos classificados na primeira etapa do concurso, a entrega dos exames médicos acontece nos dias 28 e 29 de maio, com resultado preliminar previsto para o dia 6 de junho. A etapa classificatória é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Concurso

Ao todo, o certame teve mais de 26 mil inscritos. No dia da prova objetiva, primeira etapa do concurso, foram registradas mais de 10 mil candidatos ausentes. São oferecidas 10 vagas para Técnico de Nível Superior e 140 vagas para Assistente Operacional.

Técnico de Nível Superior

O cargo abrange as funções de planejar, organizar e supervisionar os serviços técnicos; utilizar materiais e outros insumos, estabelecendo princípios, normas e funções para assegurar a correta aplicação, produtividade e eficiência dos referidos serviços, dentro da área de atuação; coordenar as equipes de trabalho dentro da área de sua formação; analisar e emitir pareceres técnicos; executar outras tarefas correlatas à sua área de atuação.

Assistente Operacional

Tem como funções executar e desenvolver, sob supervisão, tarefas de execução de atividades técnicas profissionais, de acordo com sua área de atuação; executar trabalhos relativos ao monitoramento de câmeras de vigilância e atendimento dos serviços disponibilizados à população, referentes à segurança pública; atendimento ao público nos diversos órgãos integrantes do sistema de segurança do Amazonas; executar outras tarefas correlatas a sua área de atuação.

Com informações das Assessorias

Foto: Divulgação/SSP-AM