Amazonas possui baixo percentual de pessoas com deficiência, aponta IBGE

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi realizado entre julho e setembro de 2022. O estudo apontou que o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com Deficiência (PcDs), na faixa etária de 2 anos ou mais.

A região Norte possui um dos menores percentuais, 8,4%. Isso equivale a 1,5 milhões de pessoas. O Nordeste detém o maior índice com 10,3% e o sudeste ocupa a última colocação do estudo, com o total de 8,2% da população com algum tipo de deficiência.

No Amazonas são 253 mil pessoas PcDs. Somente em Manaus, são 119 mil. O supervisor de Disseminação de Informações do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, indica as principais limitações funcionais identificadas.

O Amazonas possui 14,50% dos PcDs de 25 anos ou mais que não têm instrução ou tem apenas o ensino fundamental incompleto. Com relação ao ensino superior a situação é preocupante. Tal cenário reflete no inserção desta mão de obra no mercado de trabalho.

Quanto aos rendimentos, na média os homens ganhavam mais que as mulheres no período da pesquisa. A pesquisa busca mostrar as características sociodemográficas e econômicas das pessoas com deficiência no Brasil. A PNAD Contínua voltada a este público foi implementada em acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil