Adaf interdita abatedouro ilegal de aves no Novo Israel

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreenderam, nessa sexta-feira (28), aproximadamente 800 aves, sendo 450 vivas e 350 abatidas, em um abatedouro clandestino, localizado no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus.

A ação, que contou com apoio de policiais da 18ª Companhia Interativa Comunitária (18ª Cicom), partiu de uma denúncia anônima. As aves não apresentavam nenhuma condição para consumo humano e foram destinadas ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), onde poderão, após análise dos técnicos do zoológico, servir como alimentação dos animais.

Segundo o fiscal agropecuário, médico veterinário Leonardo Nogueira, as aves eram abatidas de maneira completamente irregular e mantidas em condições absurdas, com precariedade extrema.

O abatedouro funcionava no fundo de um quintal, em um cenário de terror. O transporte era feito sem a Guia de Trânsito Animal (GTA); e as aves abatidas também eram temperadas para venda ao consumidor final em feiras da cidade. O proprietário foi autuado e o local, interditado”, disse Assis.

Irregularidades na produção, transporte e armazenamento de produtos de origem animal podem ser denunciadas por meio do número (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Adaf