A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) confirmou um foco de raiva em um animal de produção no município de Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus. A constatação ocorreu após a morte de dois bezerros com sintomas suspeitos. Amostras coletadas na propriedade foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP), que confirmou a presença do vírus.

Adaf adota medidas de controle após detectar foco de raiva em Presidente Figueiredo. Foto: Divulgação.
Segundo a fiscal agropecuária médica veterinária da Adaf, Larissa Carvalho, a notificação foi recebida no fim de novembro.
Para resguardar a saúde pública, a Adaf comunicará oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde, mas alerta que qualquer pessoa que tenha tido contato direto com os animais doentes deve procurar atendimento médico imediato.
- DPE-AM oferta serviços jurídicos durante mutirão no município de Urucará
- Barco Hospital São João XXIII inicia atendimentos de saúde em Caapiranga
A raiva é uma zoonose viral quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. No meio rural, o morcego hematófago é um dos principais transmissores. Entre os sintomas observados em animais estão andar cambaleante, isolamento do rebanho, queda lateral com movimentos de pedalagem, salivação intensa e dificuldade para engolir.
A Adaf reforça que qualquer suspeita da doença deve ser comunicada imediatamente pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar