Acidentes com animais peçonhentos têm redução em 2024

Animais peçonhentos em laboratório para estudos científicos. Foto: Divulgação/Internet

Animais peçonhentos em laboratório para estudos científicos. Foto: Divulgação/Internet

No bairro Raiz, zona sul de Manaus, um homem encontrou uma cobra venenosa, ao abrir a janela. Assustado, ele chamou o Corpo de Bombeiros e o animal foi resgatado. O caso ocorreu esta semana. E essa é uma cena muito comum no Amazonas nesse período do ano, em que as águas dos rios sobem e os animais peçonhentos buscam abrigo em locais secos e úmidos.

De acordo com Eder Figueira, gerente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o contato com os animais, sempre resulta em acidentes, principalmente, durante o período chuvoso na região amazônica.

Apesar dos riscos de acidentes serem considerados altos nessa época do ano, a Fundação de Vigilância em Saúde afirma, que o Amazonas apresentou redução nos casos de acidentes com animais peçonhentos, nos primeiros meses do ano.

De janeiro a março foram registrados 3.863 casos de acidentes, já em 2023, foram 3.152 casos. No comparativo entre o primeiro trimestre de 2024 e o de 2023, houve uma redução de 23% nos casos. Mesmo com dados positivos, o gerente da FVS, recomenda cuidados para prevenir acidentes.

O especialista revela os locais que também podem abrigar os animais peçonhentos perto de casa.

Uma outra dica é ficar atento aos calçados. Eles também podem servir de abrigo para os animais peçonhentos, principalmente, os escorpiões.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet