Nova onda de calor pode afetar Amazonas, nos próximos dias

Alerta de perigo: uma nova onda de calor pode afetar o Amazonas nos próximos dias. Segundo os meteorologistas, a temperatura pode ultrapassar os 40º graus. A nova onda de calor deve afetar o Brasil em meados dessa semana. Os especialistas fazem o alerta para uma bolha de calor que deve provocar uma sensação térmica bem elevada em várias cidades da região norte. No Amazonas, a onda de calor fora do comum deve fazer com que os termômetros ultrapassem a marca dos quarenta graus.

O aviso feito pela empresa MetSul vem acompanhado de alerta para o risco de morte, por isso a população deve redobrar os cuidados com a saúde e evitar a superexposição ao sol. Os especialistas alertam ainda para a possibilidade da bolha de calor provocar pancadas de chuvas intensas na região. A meteorologista Estael Sias afirma que essa semana, as chuvas serão rápidas, mas com alto poder de destruição.

“Serão períodos curtos com pancadas de chuvas rápidas, seguidas de trovões, raios com vendavais e até chuva de granizo. Todas essas situações podem acontecer de forma rápida, em um período de até uma hora de chuva. Por isso, podemos ter alegações repentinas em área urbana, porque serão quadros de muita instabilidade. Tudo isso pode acontecer, justamente por causa da bolha de calor em excesso”, afirma a Meteorologista.

Bolhas de calor como essa, normalmente, atingem países da Europa. É a primeira vez que uma onda de calor intenso deve atingir o Brasil. A dica dos especialistas é para a desidratação e a insolação que pode comprometer a saúde da população.

Ouça a reportagem completa em áudio:

 

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Chico Batata Fotografia/Instagram