Fenômeno El Niño pode causar altas temperaturas no verão amazônico 2023

A Ásia tem enfrentado severa onda de calor, com altas temperaturas (Foto: Reprodução Agência Brasil)

A Ásia tem enfrentado severa onda de calor, com altas temperaturas (Foto: Reprodução Agência Brasil)

Uma intensa onda de calor vem atingindo o continente asiático nas últimas semanas, causando mortes, internações hospitalares e prejuízos materiais. Países como China, Bangladesh, Tailândia e Índia registraram temperaturas com 3 e 4 graus acima da média considerada normal para o período. O clima extremo ocorre na região, em virtude do fenômeno El Niño, que exerce influência nas localidades.

Na Tailândia, foram registradas temperaturas acima dos 45,4°C, que superaram os  44,6°C de abril de 2016. Em Bangladesh, os termômetros chegaram a marcar mais de 40°C na capital Dhaka, tornando esse 15 abril, o dia mais quente dos últimos 58 anos. Já a Índia tem sofrido com ondas de calor severas, o que já causou mais de 50 mortes e centenas de internações hospitalares.

O meteorologista, Leonardo Vergasta, explica que as as ondas de calor, na Ásia, devem persistir pelos próximos meses.

O planeta Terra tem experimentado temperaturas extremas em todos os continentes. Em junho de 2022, uma forte onda de calor chegou à partes da Europa Ocidental, Central e Meridional, elevando acima dos 39°C, a temperatura em países como Portugal, Espanha, França e o Reino Unido, clima considerado extremo para a região, onde predominam as temperaturas baixas.

Vergasta afirma que a chegada do fenômeno El Niño, na região Amazônica, nos próximos meses deste ano, pode elevar bastante as temperaturas.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar