Óleo de cozinha consumido em Manaus será transformado em biocombustível

oleo

O ponto de coleta do óleo usado é na sede da Sema (Foto Divulgação)

A sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema se tornou um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. O resíduo, que se torna inutilizado, depois de um tempo, por milhares de famílias, e é descartado na natureza, será reciclado e transformado em biocombustível, por uma empresa especializada nesse tipo de procedimento.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, o óleo tem um grau intenso de degradação. Um litro do produto descartado de forma incorreta, contamina 20 mil metros quadrados de superfície de água, uma área que equivale a um campo de futebol. Já segundo fabricantes de óleo de cozinha, a cada quatro litros usados, pelos consumidores, um é descartado de forma incorreta. Isso representa um potencial de mais de 700 milhões de litros de óleo lançados no meio ambiente, por ano.

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri, explica que a iniciativa é mais uma ação de conscientização.

Todo o óleo de cozinha será coletado, pela empresa, que fará a destinação do resíduo para o Estado de São Paulo, onde passará por um processo de purificação e beneficiamento. De lá, o material será levado para uma usina, no Rio de Janeiro, onde será transformado em biocombustível. A gestora destaca que a medida é prevista em um decreto estadual.

A entrega do óleo usado, deve ser realizada das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, no prédio do órgão público, localizado na Avenida Mário Ypiranga, número 3280, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar