No final da manhã dessa terça-feira (14/02), uma intensa chuva, acompanhada de fortes rajadas de vento, caiu em Manaus e causou vários tombamentos de árvores. A queda da vegetação atingiu uma escola, o muro de uma igreja e fechou uma via pública de grande movimento. Mais de 10 alunos foram levados ao Serviço de Pronto Atendimento – SPA, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte da capital amazonense.
- Trecho da Avenida Djalma Batista ficará interditado por 20 dias para obras de recuperação da via
- Segunda etapa da obra de manutenção no viaduto do Manoa é antecipada
O telhado da Escola Estadual Homero de Miranda Leão desabou e deixou 23 estudantes feridos. Alunos do 2° ano do ensino médio estavam em aula, quando uma árvore caiu sobre o colégio e fez desabar parte do telhado, no perímetro de duas salas de aula. Um vídeo gravado pelos próprios estudantes mostra os momentos de correria e desespero. 15 jovens sofreram leves escoriações pelo corpo e 6 tiveram ferimentos mais graves, sendo um, uma fratura no braço.
Um dos estudantes do 2° ano do ensino médio sofreu ferimentos leves na cabeça. Ele relata o momento do acidente.
No bairro Novo Israel, também, na zona Norte de Manaus, uma outra árvore caiu sobre o muro da Igreja Católica Santa Helena. Parte da estrutura de concreto e o portão de entrada foram danificados. A fachada do restaurante Prato Cheio também foi atingida. Ninguém ficou ferido.
O coordenador missionário da comunidade Santa Helena, Jean Cruz, afirma que após o acidente, acionou o Copo de Bombeiros para fazer a remoção da vegetação tombada. Ele ressalta que existem outras árvores na região que, também, oferecem riscos à população.
Uma terceira árvore, de grande porte, tombou sobre a rua Emília Moreira, no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul de Manaus. O trecho da via pública, que fica entre as avenidas Leonardo Malcher e Tefé, ficou interditado, no início da tarde, até o corte e a remoção da vegetação.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar