A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informa que as obras de reparo da primeira fase do complexo viário Professora Isabel Victoria, mais conhecido por viaduto do Manoa, na avenida Max Teixeira, já foram finalizadas. A segunda etapa será antecipada para esta quarta-feira, 15/2.
A partir das primeiras horas da manhã de quarta-feira, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fazem a interdição de todas as faixas da outra via, sentido Centro-bairro. A previsão é que o viaduto seja liberado para o trânsito de veículos na próxima quarta-feira, 22/2, às 6h.
O serviço de reparo é executado pelas empresas responsáveis pela construção e adequação do viaduto, que consta ainda no prazo de garantia da obra.
“A tarefa agora é acompanhar e fiscalizar os trabalhos da empresa responsável pela obra de perto. Por se tratar de um serviço de reparo previsto na garantia, não há nenhum ônus à prefeitura. Nossa preocupação é que seja realizado um serviço de qualidade, impactando o mínimo possível no trânsito da cidade”, afirma o engenheiro e subsecretário de Obras Públicas, Madson Rodrigues.
Madson ressalta que a obra não apresenta nenhum tipo de risco aos veículos que trafegam na área e que o desgaste ocorre apenas em uma parte do pavimento. A laje e a pré-laje, conforme o engenheiro, estão intactas.
Primeira etapa
A primeira etapa da obra de manutenção do viaduto já foi concluída. Em um dia, as equipes realizaram todo o processo de concretagem. A cura do concreto leva aproximadamente quatro dias, para garantir a sustentação. Com o auxílio do IMMU, o complexo viário foi interditado parcialmente. A princípio, foi interditada a primeira faixa para o fechamento dos buracos, em apenas um sentido da via, para que não houvesse grandes prejuízos ao intenso tráfego de veículos no local.
No entanto, como a segunda etapa da obra foi antecipada para esta quarta (15/02), quando uma faixa for liberada, será interditado o outro sentido da pista. A Seminf enfatiza que a obra não apresenta nenhum tipo de risco aos veículos que trafegam na área e que o desgaste ocorre apenas em uma parte do pavimento. A laje e a pré-laje estão intactas. Todo o processo será fiscalizado pela Seminf e da Comissão Interinstitucional de Apuração de Obras em Conclusão (Caoc).
Com informações Seminf
Fotos: Márcio Melo/Seminf
Leia também: