Pode parecer exagero, mas utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada pode sim, ser bastante perigoso. Essa prática pode ser letal em algumas ocasiões.
O jovem João Victor Barros Ferreira, morreu eletrocutado na manhã da última quarta-feira (18), após receber uma descarga elétrica enquanto carregava o celular em casa, no ramal do Brasileirinho, zona leste de Manaus. São muitas as vítimas desse tipo, apenas no primeiro semestre de 2022, a Associação de Conscientização para os Perigos da Eletricidade registrou 949 incidentes em todo o Brasil, desses, 384 terminaram em mortes, causadas por choques elétricos e incêndios ocasionados por curto-circuito.
Situações como esta são possíveis de evitar seguindo alguns cuidados essenciais para a segurança, como explica o Major Eberson Holanda, do Corpo de Bombeiros.
- Perigo Fatal: Acidentes elétricos batem recorde no país no primeiro semestre
- Operação Aceiro identifica 195 focos de calor em pouco mais de uma semana, no interior do estado
O bombeiro alerta para o perigo de outras práticas comuns, como dormir com o celular na cama e deixar o aparelho carregando a noite toda.
Utilizar cabos originais ou optar por um powerbank (carregador portátil) pode ser uma boa opção para não colocar a vida em risco pelo uso do celular enquanto carrega. Além disso, é importante verificar se este aparelho portátil tem certificação.