Perigo Fatal: Acidentes elétricos batem recorde no país no primeiro semestre

Maria Eduarda tinha apenas 16 anos quando teve a vida ceifada, por uma descarga elétrica ao encostar em um fio de alta tensão, no dia 7 de setembro, no bairro Santa Etelvina, na zona leste de Manaus. O caso foi infelizmente apenas um, entre os mais de 900 incidentes relacionados a eletricidade registrados no Brasil só em 2022.

Acidentes elétricos batem recorde no País no primeiro semestre

Acidentes elétricos batem recorde no País no primeiro semestre

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Associação de Conscientização para os Perigos da Eletricidade registrou 949 incidentes em todo o Brasil, desses, 384 terminaram em mortes, causadas por choques elétricos e incêndios ocasionados por curto-circuito, esse é um recorde e o pior índice já registrado no Brasil, nos últimos três anos.

De acordo com o Engenheiro Eletricista Wagner Dias, muitos desses casos podem ser evitados com planejamento elétrico correto.

Evitar sobrecarregar um único ponto de energia, como o uso excessivo das populares extensões também é uma das alternativas para evitar um acidente, como explica o Coronel Muniz, do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

”Se você se deparar com uma condição de choque elétrico ,é muito importante que você anule logo a corrente, desligue o disjuntor da residência, desligue o equipamento da tomada com segurança, e mantenha um ambiente seguro, e assim você corta o fluxo de eletricidade e minimiza a condição de choque elétrico”, destaca o Coronel Muniz.

Mas quando o incidente é inevitável, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente, e um alerta, nunca tente intervir, se não tiver a qualificação no assunto.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar