O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou nessa quarta-feira, 9/11, as ordens de serviço para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma delas localizada no bairro Compensa, zona Oeste, e a outra no São José, zona Leste.
As duas unidades terão porte 4, a de maior padrão a compor a rede de assistência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com estrutura de dois pisos e área construída superior a 1,2 mil metros quadrados, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
”Então, uma unidade de saúde construídas no bairro da Compensa onde fará substituição e adesão de quatro pequenas casinhas de saúde que tem lá, melhorando aí a qualidade dos serviços ampliando a carteira de serviços para a população daquele bairro, e uma outra unidade porte 4 no bairro São José Operário, onde existe um vazio assistencial”, disse a secretária.
- Assaltantes invadem UBS no bairro da Paz, rendem servidores e fazem arrastão
- UBS Móvel inicia atendimento no bairro Cidade Nova, zona Norte
Com o início das obras das duas UBSs, aumenta para dez o número de unidades de saúde de grande porte em construção, das quais oito viabilizadas pelo modelo de parceria público-privada. As unidades compõem o conjunto de 100 obras programadas pela atual gestão para ampliar e qualificar a Atenção Primária em Saúde (APS) na capital.
”Com essas duas Ordens de serviço, foram assinadas mas oito fora essas duas então somando são 10, que a partir de março serão entregues uma a cada mês, são unidades de porte 4 com mais de 1.200 m2 uma ampliação da Carteira de serviços, onde terá atendimento odontológico, atendimento Clínico, sala de curativos sala de vacina, escovódromo, espaços para curativos de pé diabéticos, uma ampliação grande de serviços a serem oferecidos à população e uma unidade que vai dar muito mais dignidade a receber a nossa população”, destacou a secretária.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar