A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas, realizou uma operação no Rio Marié, localizado entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. Durante as fiscalizações, foi apreendida 1,4 tonelada de maconha tipo skunk, além de armas de fogo de procedência ilegal e duas embarcações de pequeno porte
As fiscalizações iniciaram em agosto deste ano e encerraram no último dia 8 de setembro. Foi a primeira vez que órgãos de segurança pública percorreram a região de difícil acesso. O objetivo era estabelecer um planejamento de fiscalização e produzir conhecimento sobre a área.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Victor Motta, toda a preparação por parte das instituições e o contato com os ribeirinhos, foram essenciais para o sucesso da operação.
Durante os dez dias de fiscalizações, duas embarcações de pequeno porte foram flagradas transportando grande carregamento de drogas. Os criminosos conseguiram fugir. Ainda segundo o agente federal, o material apreendido vai possibilitar o entendimento de como funciona a logística criminosa na região.
O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcos Vinícius, destaca a importância da parceria entre os dois órgãos de segurança para coibir o tráfico de drogas no estado. Ele fala também da necessidade de continuidade da atuação das polícias naquela região.
Durante a operação, o trabalho de inteligência da Polícia Federal constatou que grande parte da droga internacional que ingressa no território brasileiro entra por meio do Rio Marié.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar